<% cResumo = Request("Resumo") if cResumo = "luciene" then cTextoResumo = "O uso de sistemas identificadores de plágio no processo editorial

As discussões acerca de plágio constantemente permeiam o processo editorial dada sua relevância e os aspectos legais que possam estar envolvidos. Embora ainda haja discordâncias sobre os conceitos de plágio e autoplágio, a literatura aponta para algum consenso acerca da definição do que seja uma escrita científica pautada em critérios éticos. Neste contexto, a palestra “Uso de sistemas detectores de plágio no processo editorial” discutirá sobre como o uso de ferramentas informatizadas para detecção de plágio pode auxiliar editores e revisores a não somente evita-lo, mas também a contribuir com a melhoria dos textos publicados, tendo por base os conceitos de escrita ética aceitos atualmente. Serão abordados estudos de caso utilizando o software iThenticate." elseif cResumo = "gildenir" then cTextoResumo = "Onde indexar seu periódico

O aumento na produção das publicações periódicas no formato eletrônico requer dos editores científicos o estabelecimento de critérios rigorosos, para que as suas publicações apresentem conteúdo significativo e estrutura editorial e técnica nos padrões estabelecidos pelas normas de editoração científica eletrônica. Conhecer profundamente estes critérios favorece a indexação dessas publicações em bases de dados, diretórios e portais conceituados. A indexação determina o volume de citações. Isso comprova que quanto mais indexado o periódico, o mesmo terá visibilidade e reconhecimento na sua área de conhecimento. A proposta deste curso sobre "Onde indexar seu periódico" é preencher uma lacuna em capacitação quando se trata de "Como publicar para ser indexado?", "Onde indexar?", "Quais procedimentos editoriais deverão ser adotados pelo periódico científico, independentemente da área do conhecimento, para que atenda aos critérios exigidos para indexação em bases de dados, diretórios e portais temáticos, nacionais e internacionais?", bem como indicar os principais passos para atribuir responsabilidade editorial e qualidade às produções científicas periódicas. Destacar bases de dados especializadas em diferentes áreas do conhecimento, bem como diretórios e portais temáticos que indexam periódicos científicos, apresentando conceitos, tipologias e práticas editorias para contribuir na disseminação do conhecimento de forma seletiva e organizada, aferindo as informações disponíveis no formato eletrônico com maior precisão, credibilidade e confiabilidade." elseif cResumo = "romano" then cTextoResumo = "Ética nas relações interpessoais

O filósofo Schopenhauer compara o trato entre pessoas humanas às relações nos grupos de porco espinho. Eles precisam se aproximar, para não sucumbir ao frio. Mas se a distância é muito pequena, uns espetam os outros. O símile tem plena validade em todas as relações entre coletivos e individualidades. Nas igrejas, seitas, partidos políticos, centros de pesquisa e nos campi. A expectativa de comportamento, não raro, é definida antes dos tratos efetivos entre pessoas. Assim, se existe o ideal da competição entre indivíduos e ela não é regulamentada com rigor, a existência do grupo se transforma em pleno inferno. Todos se cutucam e ferem, e todos reclamam dos demais. Ninguém se responsabiliza pelos golpes aplicados aos demais. Todos negam ter aplicado tais golpes em outrem. Assim, a frase de Sartre se justifica plenamente: em tais ambientes, "l 'Enfer c'est les autres". Voltando à expectativa de comportamento, é possível construir regras prudenets de convívio, que ajudem as subjetividades a deixar o seu desejo de mando sobre os demais, além de abandonar a fome de vantagem em detrimento alheio. Mas tais regras devem ser pactuadas e assumidas de modo democrático e justo. É em tal contexto que entra o conceito ético da "epikéia", algo a ser desenvolvido em minha alocução aos colegas" elseif cResumo = "barraviera" then cTextoResumo = "Editais para financiamento de periódicos: como elaborar o projeto

Quando você consegue aprovar um projeto de pesquisa, tenha certeza que: você "encantou" o parecerista! Como proceder para gerar este "encanto" em quem lê a sua proposta?
Esta resposta estará sendo discutida durante o Seminário proposto. Mas já posso adiantar que duas vertentes são primordiais: um título adequado, desafiador e à frente do tempo, e um resumo de no máximo 4.000 palavras que você terá que dizer tudo, inclusive quanto deseja para viabilizar sua ideia.
Além disso, você precisará ler minuciosamente o edital e evitar que seja desclassificado "da porta", ou seja, não poderá solicitar material de consumo e capital que o edital não contemple.
Para você exercitar estes teus conhecimentos, estaremos discutindo todos estes detalhes no seminário satélite proposto. Venha compartilhar conosco. Benedito" elseif cResumo = "alketa" then cTextoResumo = "Gestão do processo de peer review na avaliação de manuscritos

A ideia desta palestra é mostrar e discutir o processo editorial nos seus diversos aspectos. Será descrito o processo editorial desde o recebimento do manuscrito e a verificação dos aspectos técnicos relacionados às regras de revista, o envio do manuscrito ao editor responsável e todo o caminho da avaliação por pares, envolvendo a escolha adequada do(s) especialista(s) e o tratamento dos pareceres recebidos. Destaque será dado à transparência na gestão do processo de revisão dos trabalhos, assim como na indução de uma cultura de melhoria da contribuição científica do artigo." elseif cResumo = "milton" then cTextoResumo = "Atribuição de DOI para publicações científicas

Com a rápida informatização da comunicação científica, o Digital Object Identifier (DOI) tem se transformado no identificador digital mais utilizado para identificar produções científicas. Entretanto, a implantação desse identificador nos periódicos científicos, nem sempre tem sido uma tarefa fácil, pela tecnicidade do processo. Nesse contexto, essa palestra tem por objetivo apresentar apresentar o DOI e o processo de adoção e uso, destacando os procedimentos necessários para registrar e validar os DOIs na base de dados da CrossRef. Com isso, apoiar os editores em tarefas como configurar a revista, gerar os DOIs, depositar metadados, resolver conflitos e outros, que ainda causam dúvidas. Assim, contribuir para facilitar a adoção desse identificador e com o acordo firmado pela CrossRef e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). " elseif cResumo = "hebertkimura" then cTextoResumo = "Capacitação do corpo editorial

Serão abordados os tópicos: (1) Perfis de membros do corpo editorial e as necessidades de capacitação específicas; (2) Material de capacitação disponibilizados online pelos publishers; (3) Eventos tradicionais da área: Encontros, Cursos, Seminários, Workshops; (4) Programas específicos: ProCPC - Programa de capacitação em publicação científica, CITI Program" elseif cResumo = "marcoaurelio" then cTextoResumo = "Ética na publicação cientifica

Tendo como premissas a hierarquia das necessidades e o mundo do trabalho para atendê-las, oferece-se, nesta palestra, uma reflexão sobre a "Ética na publicação cientifica" com o olhar voltado para a má prática científica, especificamente sobre plágio na academia enquanto efeito de pressões internas e externas ao indivíduo, resultando em lacuna da ética." elseif cResumo = "ricardo" then cTextoResumo = "Como redigir artigos de impacto e otimizar seu índice h

A apresentação irá centrar em aspectos importantes de um artigo que os autores devem considerar ao prepará-lo para publicação. Não será uma apresentação sobre redação de artigo, mas sim a visão do editor, revisores e políticas editoriais que devem ser foco da atenção dos autores antes e durante a submissão de artigos. Da mesma forma, discutir como considerar as métricas que podem influenciar no sucesso dos periódicos e artigos neles publicados. A proposta é tentar mostrar a importância e cuidados na preparação do artigo pelos autores e também os cuidados dos editores ao publicar os artigos e assim poder ter maior margem de sucesso com seu periódico." elseif cResumo = "suzana" then cTextoResumo = "O papel do editor-chefe

As atribuições de um editor-chefe são dependentes de diversos fatores e, aqui, vamos tentar organizá-las de uma forma simples porém efetiva, para nortear aqueles que se interessam pelo assunto. Temos a justaposição dos cargos de editor e de chefe. O editor-chefe é também conhecido como o editor executivo, e gere todas as operações do dia-a-dia de uma publicação, como um jornal, revista, publicação de comércio, ou revista acadêmica. O editor-chefe de uma publicação supervisiona o assistente, ou departamento, editores, e garante que cada questão seja resolvida. Vamos nos ater ao editor de uma revista acadêmica nesta apresentação. É responsável pela contratação, especialmente dos editores assistentes. Com os editores assistentes, o editor-chefe cria o conselho editorial, que pode ser para cada uma das edições, ou permanente por um período da publicação. O editor-chefe comenta todos os artigos, bem como potencial de calúnia ou difamação, plágio e ética, e fornece sugestões, se necessário, sobre eventuais alterações a fazer antes da publicação. Deve mudar e revisar a escrita se necessário. Reúne-se regularmente com o editor ou corpo editorial para discutir questões, planos e outros assuntos pertinentes à publicação. Tem a responsabilidade de elaborar propostas de orçamento e qualquer outra informação solicitada pelo editor. Gera ideias para novas formas de fazer as coisas, como o uso de novas tecnologias, implementação de formas de aumentar o número de leitores, e como utilizar as novas mídias. Responsável ainda pela obtenção de recursos para o bom andamento da publicação. Esses profissionais podem estar envolvidos na concepção inicial de um projeto, gestão de toda a criação e garantir que o produto final atenda aos requisitos estabelecidos." elseif cResumo = "veronica" then cTextoResumo = "Using standards to level the international publishing playing field

New and developing publishers often ponder how to compete with large global publishers that have seemingly unlimited resources. This is especially true in the context of rapid technological innovation. The estimated cost of maintaining a modern workflow platform is at least $6 million per year. In this presentation, we will discuss how start-up publishers can level the playing field by aggressively adopting scholarly publishing industry standards. Off-the-shelf software, such as Editorial Manager (available for a few dollars per manuscript) comes with these industry-adopted standards built in, including ORCID, Ringgold, JATS, CRediT, Open Funder Registry and more. This means that in a few days even small publishing organizations can launch web-based editorial workflows that meet the highest requirements. This allows emerging publishers to focus on their competitive editorial advantages and more seamlessly integrate into an ecosystem of services for authors and readers (such payment processing, editorial support etc.)." elseif cResumo = "germana" then cTextoResumo = "Uso das mídias sociais na divulgação da publicação científica

As mídias sociais não apenas transformaram nossa forma de comunicação social, mas também a científica. Os cientistas e as instituições de pesquisa e ensino se engajam cada vez mais nas redes sociais acadêmicas ou não, de modo a diminuir a distância entre ciência e público, se posicionar mais sobre as questões cotidianas e conquistar visibilidade. Neste cenário, as revistas científicas brasileiras investem na prática e inserção de novas estratégias de comunicação como meio de expandir seu público leitor e melhorar sua visibilidade dentro e fora da comunidade acadêmica. A divulgação de revistas e artigos por meio das redes sociais e da mídia passa a servir como importante ferramenta para medir o impacto social da ciência, seguindo a tendência internacional em que este impacto ganha relevância nas políticas científicas. Esta palestra se debruça sobre as transformações na comunicação científica e as possibilidades que as revistas científicas brasileiras podem se beneficiar a partir dessa abertura na comunicação." elseif cResumo = "zeppelini" then cTextoResumo = "Sua revista na palma da mão

Hoje fazemos tudo pelo smartphone ou tablet. E sua revista? Está disponível nesses dispositivos? Saiba quais são as vantagens e oportunidades em ter sua revista também disponível na palma da mão de seu leitor." elseif cResumo = "suelybrito" then cTextoResumo = "Uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS/SEER)

É senso comum, entre editores científicos brasileiros, que se tornou imprescindível o uso de um sistema eletrônico para gestão do fluxo editorial de seus periódicos. Manter a periodicidade depende, em grande parte, do sistema utilizado. Algumas características básicas são requeridas: submissão via autoarquivamento pelo próprio autor - acesso seguro, mediante senhas, para cada um dos papéis desempenhados pelas pessoas cadastradas (leitor, autor, editor, avaliador, revisor gramatical e linguístico, bibliotecário, diagramador, secretaria) - gestão do fluxo editorial completo, da submissão à publicação do fascículo (submissão, avaliação, edição e publicação) - envio de e-mails automáticos customizáveis - interoperabilidade com outros sistemas (DOI, ORCID, indexadores, diretórios, repositórios, redes sociais etc.) - plugins - estatísticas e relatórios - recursos hipermídia. O Open Journal System/Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas atende a todas estas características, com destaque que é um software livre, de código fonte aberto, portanto gratuito e customizável. Dentre outras opções, tem sido o mais utilizado no Brasil, até o presente momento. Serão demonstradas suas principais funcionalidades, e novidades da última versão, a partir de boas práticas adotadas por alguns periódicos e portais que utilizam o OJS/SEER." elseif cResumo = "ariadnecloe" then cTextoResumo = "Publicação em acesso aberto e uso das licenças Creative Commons

As tecnologias da informação, e especialmente a Internet, mudaram a maneira de produzir, publicar e comunicar informações científicas, caminhando para modelos em que tais informações são produzidas principalmente em formatos digitais e consumidas através da mídia on-line. As consequências disso são claras. Em primeiro lugar, os custos de produção de documentos em formato eletrônico diminuíram consideravelmente, e isso não é só por causa da diminuição dos custos de equipamentos tecnológicos: a facilidade de utilização deste equipamento torna-o acessível a quase qualquer um. A distribuição de documentos electrónicos é, graças à Internet, fácil, simples e barata, simplesmente porque não existem entidades físicas a serem transportadas, apenas os impulsos elétricos que fluem através de redes. Tudo isto aponta e reforça que o valor de um documento eletrônico (ainda) é a sua criação intelectual. Como resultado, e especialmente em instituições onde esta criação intelectual é o núcleo de sua atividade (tais como as de ensino e pesquisa), a possibilidade de compartilhar esse conhecimento e reutilizá-lo para criar novo conhecimento foi logo entendida. Estas ideias estão na base daquilo que veio a ser conhecido como o “movimento open ou aberto”, que refere-se à distribuição gratuita, utilização, cópia e modificação (reuso ou repurposing) de resultados de atividades intelectuais. "Abrir" se refere ao fato de conceder permissões de direitos autorais além daquelas oferecidas pela lei padrão de direitos autorais. No contexto de uma discussão sobre a ampliação das várias vertentes do movimento aberto na ciência e tecnologia (C&T) – movimento este ainda crescente e “sob construção” – a palestra abordará vários aspectos subjacentes ao paradigma de licenciamento aberto e sua consolidação, com foco dado às licenças Creative Commons e os contornos da sua adoção e apropriação pelos periódicos científicos brasileiros." elseif cResumo = "gabrielblain" then cTextoResumo = "A influência do Idioma da publicação na visibilidade de um periódico

A consolidação da língua inglesa como idioma da comunicação científica é amplamente aceita pela comunidade científica internacional. Sob essa realidade, a avaliação da influência do idioma da publicação na visibilidade de um periódico, título desta palestra, deve abordar questões como:
1. Possíveis dificuldades ou desvantagens que pesquisadores com língua materna não inglesa podem enfrentar ao direcionar suas publicações à revistas internacionais de alto impacto.
2. A orientação das ferramentas de bibliometria internacional a estudos escritos nesse idioma anglo-saxão.
3. A mera versão de trabalhos para o idioma inglês é, por si só, uma estratégia eficiente para internacionalização da ciência de um país?
Com base em estudos desenvolvidos sob o tema bem como por meio de nossa experiência junto à revista científica Bragantia, pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas (SAA-SP/APTA/IAC), infere-se que (1) a barreira da língua para publicação em periódicos internacionais de alto impacto parece vir diminuindo conforme sugerido pelo elevado número de artigos presentes nos mesmos e oriundos de autores com língua materna distinta do inglês; (2) autores e periódicos que publicam em inglês tendem a obter, com base nas ferramentas internacionais de bibliometria, uma avaliação mais abrangente de suas citações e; (3) a publicação de artigos escritos em inglês com concomitante formação de corpo editorial com profissionais de diferentes países parece configurar-se em eficiente estratégia para internacionalização das publicações de uma revista científica.
Palavras-chave: Língua inglesa, formação de corpo editorial, fator de impacto" elseif cResumo = "piotr" then cTextoResumo = "A revisao de conformidade (desk review): sistematização e automação por meio de planilhas excel.

Piotr Trzesniak
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco.
50670-901 - Recife/PE, Brasil (piotreze@gmail.com - http://orcid.org/0000-0002-2833-1923)


Pressão para a publicar, inexperiência de autores, e até oportunismo estão entre as causas que contribuem para que revistas recebam uma quantidade significativa de submissões de qualidade bastante inferior ao mínimo aceitável para que passem à avaliação por pares (peer review). Apresenta-se, neste trabalho, uma extensa lista de itens que, a critério de cada editor, podem integrar a preliminar revisão de conformidade (desk review), destinada a caracterizar essa ausência de qualidade mínima e justificar a rejeição precoce de textos. A lista subdivide-se em itens: i) de mérito científico, relativos a política editorial, cujo atendimento deve ser avaliado por um especialista na área de conhecimento respectiva; ii) técnico-normativos, estabelecidos nas instruções aos autores, cujo cumprimento pode ser verificado por um profissional não necessariamente especializado na área. Se qualquer impropriedade nos primeiros implica rejeição imediata da submissão, para os últimos poderá haver alguma tolerância, sendo as eventuais correções providenciadas pela própria equipe da revista.
Integra essa proposta uma pasta excel integrada por três planilhas. Na primeira, o editor escolhe os itens que os autores devem atender. Na segunda, geram-se automaticamente os enunciados correspondentes as escolhas feitas, a título de sugestões para serem incluídas na política editorial e nas instruções aos autores. A terceira planilha é a de serviço, em que o atendimento de cada item é examinado e, se não conforme, gera uma mensagem correspondente, destinada a fazer parte do parecer a ser encaminhado a autoras e autores." end if %> Resumos
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