Ciência Aberta na Editoria Científica
A Ciência Aberta é um termo “guarda-chuva” que inclui vários movimentos e práticas com um objetivo em comum: remover barreiras de acesso ao conhecimento para que os recursos, os métodos, as ferramentas e os resultados possam ser livremente compartilhados, acessados e reusados por qualquer pessoa, em qualquer fase do processo da pesquisa. A Ciência Aberta consiste em um modo de condução da pesquisa baseada na abertura, transparência, colaboração e no reuso. Ela provoca e estabelece mudanças socioculturais e tecnológicas no processo de realização de investigações científicas, desde que a ideia é concebida até a apresentação dos resultados.
As tecnologias de informação e comunicação têm possibilitado grandes transformações no processo científico, principalmente na comunicação da e na Ciência. O avanço da era digital trouxe inúmeras mudanças para a publicação científica, estimulando a criação de iniciativas que promovem a transparência e a colaboração. A Ciência Aberta (CA) apresenta um conjunto de práticas e conceitos que têm como objetivo a transparência e a colaboração em todo o processo científico. Visa tornar o processo de construção da pesquisa, e todos os produtos gerados, acessíveis a todos, além de exigir uma transformação considerável do modus operandi tradicional de promover, projetar, dirigir e, principalmente, comunicar a pesquisa.
Diversas diretrizes e políticas para o alinhamento dos periódicos científicos às práticas editoriais têm impactado os comitês editoriais no Brasil e no mundo. Compreender os princípios e práticas da Ciência Aberta é essencial para que esses profissionais possam lidar com as transformações no campo da publicação científica.
Nesse contexto, o Curso Ciência Aberta na Editoria Científica objetiva servir como ferramenta para apoiar editores de periódicos científicos a adotarem práticas de Ciência Aberta em suas publicações.
Para finalizar, você deve participar do Laboratório de Ciência Aberta, uma atividade de conclusão do curso que tem como propósito identificar casos de inserção das práticas da Ciência Aberta nos periódicos científicos.
Disciplinas
- 1. Sobre Ciência Aberta | 6h: Compreender os principais conceitos e as práticas da Ciência Aberta, fundamentais na comunicação científica, com foco em editores e profissionais de informação.
- 2. Acesso aberto ao conhecimento | 6h: Conhecer o movimento em prol do acesso aberto ao conhecimento, um dos pilares da Ciência Aberta.
- 3. Gestão de dados de pesquisa | 8h: Compreender os principais conceitos e as práticas na gestão de dados de pesquisa.
- 4. Compartilhamento de dados de pesquisa | 6h: Compreender os benefícios do compartilhamento responsável dos dados, permitindo a validação, reprodutibilidade e a reutilização por outros pesquisadores.
- 5. Pré-registro de estudos, relatos e preprints | 6h: Compreender o que são pré-registros de estudos, relatos registrados e preprints.
- 6. Avaliação por pares aberta | 8h: Compreender os diferentes modelos de avaliação por pares no contexto da Ciência Aberta.
- 7. Métricas alternativas | 5h: Compreender as métricas alternativas de análise do impacto e alcance dos artigos científicos.
- 8. Software livre e de código aberto e licenças de uso | 5h: Conhecer o uso de software livre e de código aberto, e licenças de uso da pesquisa científica.
- 9. Diretrizes TOP | 4h: Conhecer as diretrizes para promoção da transparência e abertura nas políticas e práticas de periódicos.
Laboratório de Ciência Aberta | 6h
Interpretar situações de adequação de periódicos à Ciência Aberta.
Conteudistas
Coordenação: Viviane Veiga
Disciplinas:
1. Sobre Ciência Aberta – Viviane Veiga
2. Acesso aberto ao conhecimento – Viviane Veiga
3. Gestão de dados de pesquisa – Viviane Veiga
4. Compartilhamento de dados – Viviane Veiga
5. Pré-registro de estudos, relatos e preprints – Lilian Calò
6. Avaliação por pares aberta – Lilian Calò
7. Métricas alternativas de avaliação – Lilian Calò
8. Software livre e de código aberto – Solange Santos
9. Diretrizes TOP – Solange Santos
Laboratório: Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Carga horária total: 60 horas